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Acreditando sempre na Participação das pessoas como forma de melhorar o mundo em que vivemos

Sandra Negrini

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

APRENDIZAGEM COLABORATIVA


APRENDIZAGEM COLABORATIVA






     Acreditando na Participação como forma de alcançar melhorias, busco uma forma de trabalhar que melhor viabilize essa participação em sala de aula. Pesquisando entre várias linhas e filosofias creio  que os princípios e conceitos de APRENDIZAGEM COLABORATIVA vem de encontro a essa minha necessidade, ou seja, uma aprendizagem que prima pela participação dos alunos.
Decidi postar aqui alguns conceitos e princípios sobre essa forma de aprendizagem com o intuito de dividir e levantar opiniões e sugestões, afinal é certo que nós educadores, estamos em busca de resolver as angústias da realidade que vivemos nas escolas e salas de aulas, e que estão expostos nos números das pesquisas e das provas existentes para analisar a o nível de aprendizagem de nossos alunos, que vem sendo cada vez mais baixo.



     A Aprendizagem Colaborativa e aprendizagem cooperativa tem sido frequente definidas no meio acadêmico, pois se reconhece nessas metodologias o potencial de promover uma aprendizagem mais ativa por meio  do estímulo: ao pensamento crítico, ao desenvolvimento de capacidades de interação, negociação de informações e resoluções de probelmas ao desenvolvimento de capacidades de auto regulação do processo de ensino-aprendizagem. Segundo os defensores dessa forma de ensinar acreditam que os alunos podem se tornam mais responsáveis por sua aprendizagem, levando-os a assinalar conceitos e a construir conhecimentos de uma maneira mas autônoma.
     Acredita-se nessa linha que o conhecimento é construídoo socialmente, na interação entre as pessoas e não pela transferência do professor para o aluno. Opondo-se a abordagem  tradicional de ensino que ainda está arraigada no dia-a-dia das escolas, essas propostas reconhecem o conhecimento prévio de cada aluno, sua experiência e seu entedimento de mundo. Assim o professor se posiona melhor atuando na criação de contextos e ambientes adequados para que o aluno possa desenvolver suas habilidades social, na interação com o outro.

Tais informações fazem parte do material do SENAR - PR "Algumas Vias para Entretecer o Pensar e Agir" - Programa Agrinho.
Próxima postagem, vai tratar da fundamentação teórica dessa linha de aprendizagem.

Abraços!!!




Um comentário:

  1. Olá, ja vim correndo contar a novidade: NASCEU O MASCOTE do meu blog.... e quero dividir com vc! Pegue-o para postar aki juntinho com vc....

    http://vvmundo.blogspot.com

    bjs

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