Plano de Aula
Transformação de gêneros narrativos
Sugestão Revista NOVA ESCOLA http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/transformacao-generos-narrativos-542974.shtml
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Objetivos
- Ler, ouvir e interpretar poemas narrativos.
- Perceber o modo de organização de poemas narrativos.
- Ampliar as possibilidades de produção de textos coerentes.
Conteúdos
- Elementos de organização interna de poemas narrativos.
- Sequência temporal de poemas narrativos.
- Coesão e coerência textual.
- Adaptação de gêneros da esfera literária (poema para teatro).
Anos
7º e 8º.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
Livros de antologia da literatura brasileira com os textos selecionados para a atividade: O Asno, de Ferreira Gullar, A Serra do Rola-Moça, de Mário de Andrade (1893-1945),Máquina Breve, de Cecília Meireles (1901-1964), e Balada do Amor Através das Idades, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Os textos podem ser encontrados em sites de poesia, como o Jornal de Poesia.
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie com a sondagem do conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero narrativo e, em especial, sobre o poema narrativo. Pergunte sobre as características desse tipo de poema. Verifique se eles apontam que é uma história contada em forma de poesia, que existem versos que podem ou não rimar e que personagens são responsáveis pelas ações contadas em uma sequência temporal. Continue com a leitura do poema Máquina Breve, de Cecília Meireles. Depois, leia o poema O Asno, uma fábula de La Fontaine adaptada em versos por Ferreira Gullar. Peça que os alunos comparem os dois para dizer qual deles é um poema narrativo. Os versos de Cecília Meireles constituem um poema não narrativo, pois reproduzem um acontecimento ou um fato isolado, ou seja, não contam propriamente uma história. Quanto à sequência temporal, destaque o momento estático apresentado, em que apenas é permitido ao leitor imaginar o passado e o futuro. No caso da produção de Ferreira Gullar, observe que há uma história sendo contada dentro da estrutura "começo, meio e fim" - que é uma característica própria de poemas essencialmente narrativos. Peça que a moçada identifique momentos encadeados entre si, os quais promovem a coesão e a coerência e obedecem a uma sequência temporal. Solicite a reescrita, em prosa, da obra de Ferreira Gullar, mantendo as características do texto narrativo (história ocorrida no passado - às vezes, bem recente - e contada em por meio das ações de personagens, dentro de um sequenciamento temporal). Depois, peça que alguns estudantes leiam seus textos para a turma. Questione as dificuldades enfrentadas e comente os trabalhos.
2ª etapa
Apresente o poema A Serra do Rola-Moça, de Mário de Andrade, juntamente com uma breve biografia do autor, situando-o na estética do Modernismo brasileiro. Proceda uma segunda leitura em voz alta, dessa vez pedindo que os alunos prestem atenção no desenrolar dos acontecimentos, no suspense criado desde o início. A essa altura, a garotada já pode concluir que se trata de um poema narrativo. Solicite que recontem A Serra do Rola-Moça uns para os outros, ou para a classe, para que percebam diferentes modos eficazes de contar uma mesma história.
3ª etapa
Apresente o poema Balada do Amor Através das Idades, de Carlos Drummond de Andrade. Chame a atenção para o fato de que ele conta cinco histórias: quatro de amores frustrados e uma com final feliz. Esse comentário pode provocar curiosidade ainda maior sobre o objeto de estudo. Sugira novas leituras do poema: silenciosa e individual ou dramatizada, para toda a classe. Esclareça as eventuais dificuldades de vocabulário e as menções a fatos históricos (guerra de Troia, Roma no tempo dos cristãos, a Revolução Francesa, os tempos modernos). Apresente a proposta de adaptação do poema para o teatro, com a criação de diálogos, figurinos e cenários, sugerindo a seleção de apenas um episódio ou uma cena para ser representada. Convém falar um pouco sobre os personagens: o "eu" (que narra) e o "você" (a quem ele se dirige). Essa característica, que deixa clara a percepção de um público, ajudará na criação e no fazer teatral.
4ª etapa
Para a encenação, divida as turmas em cinco grupos, de modo que cada um encene uma das histórias do poema. As tarefas devem ser divididas: alguns criam os diálogos, enquanto outros pensam e preparam os figurinos e o cenário.
5ª etapa
Apresentação para a classe da dramatização. Em seguida, reserve um momento para a autoavaliação.
Avaliação
Faça uma avaliação oral. Numa conversa com a turma, procure abordar desde o entendimento da estrutura do poema narrativo até as características e a criatividade da dramatização. Peça que cada aluno diga o que aprendeu. Assim, todos compartilharão o aprendizado. Ao longo de todo o processo, observe os resultados, anotando as conclusões e refletindo sobre a experiência para subsidiar a elaboração da sua próxima sequência didática.
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