Páginas virtuais são usadas por professores para tornar comunicação com alunos mais dinâmica.
Recurso deve ser usado aliado à proposta pedagógica.
Do Jornal do Commercio - www.jc.com.br
Os blogs deixaram de ser apenas diários virtuais há muito tempo, mas nos últimos anos eles ganharam novo papel. Aliando textos a outras formas de linguagem, passaram a servir como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da educação formal.
No Colégio Apoio, em Casa Amarela , no Recife, a tecnologia faz parte do cotidiano dos estudantes: todos os alunos têm acesso à internet, há debates para discutir o uso ético da rede mundial de computadores, são ministradas oficinas e aulas de robótica. E, em plena era da informação, o uso do blog em sala de aula não podia ficar de fora. No ano passado, estudantes da então 2ª série do ensino fundamental construíram, como parte do projeto O mangue mandou preservar, um blog sobre manguezais e sustentabilidade.
A atividade foi organizada pela professora de ciências, história, geografia e matemática, Jordélia Macedo, com o auxílio da coordenadora de tecnologia do Apoio, Vancleide Jordão. Alunos e pais eram estimulados a sugerir fotos e textos para postagem e os pequenos internautas tinham como tarefa de casa comentar o material incluído na rede. Luiza Mello, 8 anos, foi uma das que contribuiu para atualizar o blog. Em uma viagem ao litoral pernambucano, passou por uma área de mangue e parou para fotografar a paisagem.
“Era legal fazer a atividade porque eu podia até olhar de casa e minha família interagiu. Não atrapalhou nenhuma das minhas outras tarefas”, destacou a estudante. Nilo Fam, 9, também achou a tarefa divertida. “A gente podia trocar informações e fazer perguntas. No início, tive um pouco de dificuldade para mexer, mas depois consegui. E minha mãe gostou tanto que acabou criando um blog”, contou.
Para a coordenadora de tecnologia do colégio, o blog é uma ferramenta democrática e poderosa. “Ele é de fácil acesso e tem forte impacto na comunicação. Além disso, é estimulada a integração da escola com a família.”
Ao incrementar o uso de blogs nas atividades escolares, o Colégio Apoio mostra-se atento aos números que revelam o crescimento de acesso dos brasileiros às páginas virtuais. De acordo com dados do Ibope/Netratings, 11,6 milhões de pessoas acessaram blogs no Brasil em dezembro passado, contra 9,5 milhões no mesmo mês de 2007 – um crescimento de 22,1%. O maior índice foi registrado em novembro último, quando 12,4 milhões de pessoas acessaram blogs, número que representa 51% da base de internautas que usam a web em casa.
Saiba mais 50http://www.sje.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1507:educacao-blogs-viram-ferramenta-de-ensino-&catid=1:latest-news&Itemid=50
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é Fundamental!