É sempre um prazer receber a sua visita aqui, onde falo sobre o que faço e do que aprendo sobre Educação, Cidadania, Política da Vida enfim.
Acreditando sempre na Participação das pessoas como forma de melhorar o mundo em que vivemos

Sandra Negrini

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Colégio de Curitiba reduz taxa de reprovação em 45,4%

O vice-governador e secretário de educação, Flávio Arns, fez sua primeira visita em escolas 
 Via Dia-a-dia-Educação 


O vice-governador e secretário de educação, Flávio Arns, fez sua primeira visita em escolas no Colégio Estadual Milton Carneiro, no Alto Boqueirão, em Curitiba. Diretores contam como reverteram uma realidade marcada pela influência do narcotráfico, indisciplina, desistência da comunidade e baixa qualidade educacional.

Em sua primeira visita a um estabelecimento da rede estadual de ensino à frente deste mandato, o vice-governador e secretário de estado de educação do Paraná, Flávio Arns, constatou que é possível melhorar a qualidade da educação com atitudes simples. Arns esteve na manhã desta segunda-feira, dia 10, no Colégio Estadual Milton Carneiro, no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba. A gestão da escola conseguiu em um curto espaço de tempo, reverter uma realidade marcada pela influência do narcotráfico, desistência da comunidade e reduzir a taxa de reprovação em 45,4%.

Quando assumiram a gestão da escola, os diretores Lúcio Sérgio Ferracin e Elival do Conto Souza, tinham à frente um desafio: melhorar a qualidade da educação diante de um cenário desanimador. Além de problemas sérios de infraestrutura que afetavam o dia a dia de 866 alunos do ensino fundamental e médio, Souza e Ferracin ainda tinham de resgatar a estima da comunidade pela escola. “Esta era uma escola desistente, onde as mães e as famílias da região não queriam ter seus filhos matriculados aqui”, afirma Ferracin.

Os dois diretores contavam com a experiência do trabalho com jovens e adolescentes e a formação a favor. Ferracin atuava como socioeducador do Educandário São Francisco e Souza como socioeducador, na Delegacia do Adolescente. Com recursos provenientes do Fundo Rotativo conseguiram melhorar a pintura externa da escola. “Nem mesmo o nome do colégio tínhamos no muro da frente”, diz Souza. O comprometimento da estrutura escolar está sendo revertido e uma reforma completa no prédio, orçada em R$ 374 mil reais deve ficar pronta até maio deste ano, porém a reforma das salas de aula será concluída até o início do ano letivo. Na obra está prevista a reestruturação completa dos laboratórios, que estavam interditados devido a infiltrações.

Envolvimento das famílias – A melhoria da qualidade da educação no Milton Carneiro conta com o comprometimento das famílias. Em 2010, a taxa de reprovação registrada foi de 9,6%. No ano anterior este índice chegava a 55%.

Para melhorar a distorção idade-série, os diretores apostam na progressão de estudantes que reprovaram mais de dois anos do ensino fundamental. Um compromisso foi firmado com os pais de alunos, para que os jovens e adolescentes nesta situação estudem durante as férias escolares. No início do ano letivo, estes estudantes serão submetidos a uma prova e ainda passarão por aulas de reforço escolar. “Se aprovados, têm a chance de passar da quinta para a oitava série, por exemplo. Para quem está com 13 anos de idade é uma boa expectativa de continuar os estudos sem atrasos”, comenta Ferracin.

Para o secretário Flávio Arns, as mudanças que estão ocorrendo no Milton Carneiro demonstram que, apesar das adversidades, é possível avançar e melhorar a qualidade da educação. “Se as 2,2 mil escolas se empenharem como vocês, com certeza teremos um cenário da educação pública melhor no Paraná. Vamos articular políticas públicas para evitar que os jovens entrem nas drogas e no mundo do crime. É possível fazer isso com uma escola bonita, agradável e aconchegante, além da participação e comprometimento de cada um de nós”, afirma

Flávio Arns - Vice Governador e Secretário da Educação do Paraná

Leia mais  

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Um comentário:

  1. Olá amiga, passando pra avisar que tem surpresa no meu Blog! Conto com voce! Votos de um 2011 de muitas realizações!

    ResponderExcluir

Sua opinião é Fundamental!

Photobucket