É sempre um prazer receber a sua visita aqui, onde falo sobre o que faço e do que aprendo sobre Educação, Cidadania, Política da Vida enfim.
Acreditando sempre na Participação das pessoas como forma de melhorar o mundo em que vivemos

Sandra Negrini

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Blogs viram ferramenta de ensino














Páginas virtuais são usadas por professores para tornar comunicação com alunos mais dinâmica.
Recurso deve ser usado aliado à proposta pedagógica.



















Do Jornal do Commercio - www.jc.com.br

Os blogs deixaram de ser apenas diários virtuais há muito tempo, mas nos últimos anos eles ganharam novo papel. Aliando textos a outras formas de linguagem, passaram a servir como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da educação formal.

No Colégio Apoio, em Casa Amarela, no Recife, a tecnologia faz parte do cotidiano dos estudantes: todos os alunos têm acesso à internet, há debates para discutir o uso ético da rede mundial de computadores, são ministradas oficinas e aulas de robótica. E, em plena era da informação, o uso do blog em sala de aula não podia ficar de fora. No ano passado, estudantes da então 2ª série do ensino fundamental construíram, como parte do projeto O mangue mandou preservar, um blog sobre manguezais e sustentabilidade.

A atividade foi organizada pela professora de ciências, história, geografia e matemática, Jordélia Macedo, com o auxílio da coordenadora de tecnologia do Apoio, Vancleide Jordão. Alunos e pais eram estimulados a sugerir fotos e textos para postagem e os pequenos internautas tinham como tarefa de casa comentar o material incluído na rede. Luiza Mello, 8 anos, foi uma das que contribuiu para atualizar o blog. Em uma viagem ao litoral pernambucano, passou por uma área de mangue e parou para fotografar a paisagem.

“Era legal fazer a atividade porque eu podia até olhar de casa e minha família interagiu. Não atrapalhou nenhuma das minhas outras tarefas”, destacou a estudante. Nilo Fam, 9, também achou a tarefa divertida. “A gente podia trocar informações e fazer perguntas. No início, tive um pouco de dificuldade para mexer, mas depois consegui. E minha mãe gostou tanto que acabou criando um blog”, contou.

Para a coordenadora de tecnologia do colégio, o blog é uma ferramenta democrática e poderosa. “Ele é de fácil acesso e tem forte impacto na comunicação. Além disso, é estimulada a integração da escola com a família.”

Ao incrementar o uso de blogs nas atividades escolares, o Colégio Apoio mostra-se atento aos números que revelam o crescimento de acesso dos brasileiros às páginas virtuais. De acordo com dados do Ibope/Netratings, 11,6 milhões de pessoas acessaram blogs no Brasil em dezembro passado, contra 9,5 milhões no mesmo mês de 2007 – um crescimento de 22,1%. O maior índice foi registrado em novembro último, quando 12,4 milhões de pessoas acessaram blogs, número que representa 51% da base de internautas que usam a web em casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é Fundamental!

Photobucket

Criação