É sempre um prazer receber a sua visita aqui, onde falo sobre o que faço e do que aprendo sobre Educação, Cidadania, Política da Vida enfim.
Acreditando sempre na Participação das pessoas como forma de melhorar o mundo em que vivemos

Sandra Negrini

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pacto pelo professor - Educar para Crescer

Para entendermos como a valorização do Professor 
é imprescindível, basta observarmos como os países 
que estão hoje no topo da Educação mundial chegaram 

Texto de Mozart Neves Ramos 



Fechar a torneira do analfabetismo é um ponto central para o próximo governo. Toda criança deve estar plenamente alfabetizada até os 8 anos. É uma meta estratégica, pois as crianças estão chegando ao final das séries iniciais do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever adequadamente. Um passo fundamental, nesse sentido, é criar um indicador nacional de alfabetização de crianças até os 8 anos de idade.

É necessário também um pacto nacional pela valorização do professor. Um pacto mesmo, puxado pelo presidente da República, pois a dimensão política da questão não é simples. Se fosse, a lei do piso salarial nacional do magistério, por exemplo, seria facilmente implementável, e até agora a gente não conseguiu implementá-la efetivamente. Além disso, as pesquisas mostram que nossos melhores alunos não querem ser professores, é carreira tida como sem prestígio social. 

Leia mais

Um comentário:

  1. Importante debate. Pena que os políticos e os meios de comunicação não dão a devida importância. Mas só teremos um país melhor se houve um investimento na educação. A começar pela Educação Infantil ...

    ResponderExcluir

Sua opinião é Fundamental!

Photobucket