É sempre um prazer receber a sua visita aqui, onde falo sobre o que faço e do que aprendo sobre Educação, Cidadania, Política da Vida enfim.
Acreditando sempre na Participação das pessoas como forma de melhorar o mundo em que vivemos

Sandra Negrini

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Instruções para organização de Trabalho em Grupo


ORGANIZAÇÃO DO GRUPO

Objetivo: Para que o trabalho em grupo seja mais dinâmico, participativo, harmônico, planejado e produtivo.

Material necessário: Uma folha com a definição das funções de coordenador, cronometrista e secretário, para cada participante (veja cada função abaixo).Folha e caneta para os secretários dos grupos.

Descrição da dinâmica: Cada grupo escolhe rapidamente um secretário, um coordenador e um cronometrista (levando em conta a definição de funções que estão na folha).Pode-se definir outras tarefas mais, se o grupo achar necessário.

O grupo, então, faz seu planejamento:

a) qual método será seguido. As etapas, o trabalho pessoal e grupal, a chuva de idéias (falada ou escrita), uso de fichas, etc.

b) quanto tempo será usado para cada coisa: o grupo recebeu um tempo global para realizar toda a sua tarefa e agora precisa subdividir o tempo de acordo com as etapas que foram definidas.

c). verificação da tarefa: o coordenador deve verificar se todo o grupo entendeu o que será feito e qual será o caminho percorrido. Se for preciso, volta a explicar o que se vai fazer. O grupo desenvolve a tarefa da qual foi incumbido. Realizada a tarefa, avalia-se o processo vivido pelo grupo. Funções no grupo Coordenador: Sua missão é fazer com que todos façam. É quem distribui as tarefas e faz com que todos participem. Pede que falem os que ainda não falaram. Pede que falem menos os que falaram demais. Preocupa-se com a dinamicidade do trabalho em grupo e que os objetivos sejam alcançados. Não é alguém que vai monopolizar a fala, nem emitir uma opinião atrás da outra. Sua missão é fazer com que os outros opinem e atuem, ou seja, sua missão é coordenar.

Secretário: Sua missão não é tanto fazer uma ata do que foi dito mas fazer uma síntese do que o grupo falou e fez. Prepara o seu informe para apresentar no plenário, mas antes deve sujeitar à aprovação do grupo.

Cronometrista: O tempo para cada etapa do trabalho deve ser determinado pelo grupo. A função do cronometrista é indicar se o tempo ainda é suficiente ou se já estourou. Não deve deixar para avisar em cima da hora, mas de forma que o grupo possa se reorganizar com seu tempo, realizando as tarefas que lhe foram pedidas.

Participantes: Estes tem uma tarefa imprescindível, que é a de opinar expor suas idéias, argumentar não que os demais não a façam, mas os participantes tem essa função como a sua a principal.

Veja mais:
http://www.juraemprosaeverso.com.br/Dinamicas/AColagem.htm

Se ajudou, fico feliz!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é Fundamental!

Photobucket

Criação