A Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Através da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais e Coordenação de Gestão disponibilizou já no mês de Dezembro para toda a Rede e Interessados numa organização exemplar o material que será trabalhado em todas as Escolas Estaduais do Paraná, não início de fevereiro na ocasião da Realização da Semana Pedagógica 2010.
Assim Professores, Funcionários, Direção e Equipe Pedagógica podem tomar conhecimento antecipadamente do material se organizar para o desenvolvimento de tão importante trabalho Melhoramentos visto que significativas nas práticas pedagógicas das Escolas do Paraná.
Um material vasto e muito Instrutivo, achei interessante divulgar alguns dos textos aqui, pois acredito que a leitura deles e dos demais servirá de apoio para que possamos desenvolver o nosso tão arduo, mas essencial trabalho de Educar.
José Cerchi Fusari *
O Planejamento do Trabalho Pedagógico:
Algumas Indagações e Tentativas de Respostas
"Tem de todas as coisas. Vivendo, se aprende;
mais o que se aprende, mais é só fazer uma
outras maiores perguntas ".
(Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas)
O contato direto com professores tem revelado um certo grau de insatisfação destes Em relação ao trabalho de planejamento. O que se ouve, com certa freqüência, são Falas do tipo: "Eu acho importante Planejamento, mas não da forma como vem sendorealizado ";" Eu acho que dá para trabalhar sem planejamento "," Do jeito que as coisas estão, impossível planejar o meu trabalho docente; vivo de improvisações Constantes ';
"Eu não acredito nos planejamentos tecnicistas que vem elaborando uma Redemecanicamente e que Tem nada a ver com uma sala de aula ";" Eu sempre Transcrevo o Planejamento do Ano anterior, acrescento algo quando dá, entrego e pronto. Cumpri um minha obrigação ".
Diante desta realidade, uma questão Necessita ser Colocada: por que os professores percebem e apresentam estas atitudes diante do planejamento do trabalho pedagógico? Mais: isto não seria problema fazer uma ponta? Como superá-lo?
Este texto, concebido sob uma forma faz parte de indagações e tentativas de respostas, não Esforço de buscar aclarar um pouco o nó da questão e estimular uma recuperação do planejamento na prática docente, social como algo importante para a conquista da Democratização do Ensino Público.
As indagações e selecionadas como tentativas de respostas incitar os docentes pretendem um refletirem sobre a problemática da Educação Escolar Pública como um todo e, em especial, sobre os problemas e desafios do planejamento do ensino.
Leia mais
Leia mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é Fundamental!