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Sandra Negrini

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

INTERDISCIPLINARIDADE




O educador precisa de tempo e melhores salários para melhor se preparar,
um Interdisciplinaridade é um dos assuntos que ele precisa estudar.

      





INTERDISCIPLINARIDADE


Anunciar uma opção político-pedagógica por um currículo organizado em disciplinas que Devem dialogar numa perspectiva interdisciplinar Requer que se explicite qual concepção de interdisciplinaridade e de contextualização o fundamenta, pois esses conceitos transitam pelas diferentes matrizes curriculares, das conservadoras às críticas, há muitas décadas.
Nestas Diretrizes, as disciplinas escolares, são entendidas como campos do conhecimento e se identificam pelos respectivos conteúdos estruturantes e por seus quadros teóricos conceituais. Considerando esse constructo teórico, como disciplinas são o pressuposto para uma interdisciplinaridade. A partir das disciplinas, como relações interdisciplinares quando se Estabelecem:

• conceitos, teorias ou práticas de uma disciplina de São Chamados à auxiliam a compreensão e discussão de um recorte de conteúdo de qualquer outra disciplina;

• Ao tratar do objeto de estudo de uma disciplina, Buscam-se nos quadros conceituais de outras disciplinas referenciais teóricos que possibilitem uma abordagem mais abrangente desse objeto.

Desta perspectiva, ESTABELECER relações interdisciplinares não é uma tarefa que se reduz um uma readequação metodológica curricular, como foi entendido, no passado, pela pedagogia dos projetos. A interdisciplinaridade é uma questão epistemológica e está na abordagem teórica e conceitual dada ao conteúdo em estudo, concretizando-se na articulação das disciplinas cujos conceitos, teorias e práticas Enriquecem a compreensão desse conteúdo.
No ensino dos conteúdos escolares, como evidenciam relações interdisciplinares, por um lado, as limitações e as insuficiências das Disciplinas isoladas em suas abordagens e individuais e, por outro, como Próprias Especificidades de cada disciplina para a compreensão de um objeto qualquer. Desse modo, explicita-se que as disciplinas escolares não são Herméticas, fechadas em si, mas, a partir de suas especialidades, chamam umas às outras e, em conjunto, ampliam Uma abordagem dos conteúdos de modo que se busque, cada vez mais, uma Totalidade, numa prática pedagógica que leve em conta as dimensões científica, filosófica e artística do conhecimento.

Tal pressuposto descarta uma interdisciplinaridade uma ou radical antidisciplinaridade8, fundamento das correntes teóricas curriculares denominadas pós-modernas.

Esse texto consta das DCEs (Diretrizes Curriculares da Educação Básica), da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Eu particularmente acredito na prática da interdisciplinaridade, mas penso que temos muito a caminhar nesse sentido. Por isso postei o texto. Essas informações nenhum e muito mais você pode encontrar http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/.





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