É sempre um prazer receber a sua visita aqui, onde falo sobre o que faço e do que aprendo sobre Educação, Cidadania, Política da Vida enfim.
Acreditando sempre na Participação das pessoas como forma de melhorar o mundo em que vivemos

Sandra Negrini

sábado, 3 de outubro de 2009

Gestão Democrática na Escola Pública




GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA:


UMA RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA

Sandra Maria Negrini *

*

RESUMO:

O presente artigo aponta alguns questionamentos a respeito da gestão democrática na Escola Pública, no intuito de construir entendimentos e saberes para enfrentar os entraves encontrados na implantação da democratização dos tempos e espaços escolares, como falta de capacitação dos partícipes para agir democraticamente, falta de clareza nos objetivos pedagógicos propostos.
Sendo que o determinado na teoria sobre a gestão democrática da escola pública, ainda não está sedimentado na prática. As instâncias colegiadas já existentes na escola são citadas tendo o
Conselho Escolar um maior aprofundamento por ser um processo revestido de grande importância na busca da participação e autonomia dos partícipes da escola. Levando em conta que as transformações desejadas no âmbito da implementação de ações democráticas nas escolas devem contar com a instrumentalização dos partícipes através da ressignificação das relações entre escola e comunidade interna e externa. Buscando assim uma maior parceria da escola com a comunidade para que a escola aja efetivamente, em função de aproximar a teoria e a prática no processo de democratização e cumprimento da função social da escola.

Palavras chave: Gestão Democrática. Ações Colegiadas. Conselho Escolar.Instrumentalização dos Partícipes.

 Professora de Língua Portuguesa
Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho -FAFIJA
Professora PDE – Gestão Escolar

O Artigo completo no link abaixo:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/65-4.pdf?PHPSESSID=2009050808150648




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é Fundamental!

Photobucket

Criação