GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA:
UMA RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
Sandra Maria Negrini *
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RESUMO:
O presente artigo aponta alguns questionamentos a respeito da gestão democrática na Escola Pública, no intuito de construir entendimentos e saberes para enfrentar os entraves encontrados na implantação da democratização dos tempos e espaços escolares, como falta de capacitação dos partícipes para agir democraticamente, falta de clareza nos objetivos pedagógicos propostos.
Sendo que o determinado na teoria sobre a gestão democrática da escola pública, ainda não está sedimentado na prática. As instâncias colegiadas já existentes na escola são citadas tendo o
Conselho Escolar um maior aprofundamento por ser um processo revestido de grande importância na busca da participação e autonomia dos partícipes da escola. Levando em conta que as transformações desejadas no âmbito da implementação de ações democráticas nas escolas devem contar com a instrumentalização dos partícipes através da ressignificação das relações entre escola e comunidade interna e externa. Buscando assim uma maior parceria da escola com a comunidade para que a escola aja efetivamente, em função de aproximar a teoria e a prática no processo de democratização e cumprimento da função social da escola.
Palavras chave: Gestão Democrática. Ações Colegiadas. Conselho Escolar.Instrumentalização dos Partícipes.
Professora de Língua Portuguesa
Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho -FAFIJA
Professora PDE – Gestão Escolar
O Artigo completo no link abaixo:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/65-4.pdf?PHPSESSID=2009050808150648
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