É sempre um prazer receber a sua visita aqui, onde falo sobre o que faço e do que aprendo sobre Educação, Cidadania, Política da Vida enfim.
Acreditando sempre na Participação das pessoas como forma de melhorar o mundo em que vivemos

Sandra Negrini

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Crianças e jovens brasileiros têm dificuldade de aprendizagem



Português e matemática são os maiores problemas. Apenas 34% dos que concluem o quinto ano do Ensino Fundamental aprendem a língua portuguesa ensinada na escola. No Ensino Médio, só 11% realmente aprendem matemática.


A maior dificuldade enfrentada por crianças e jovens estudantes brasileiros é aprender o que é explicado em sala de aula. E a mesma pesquisa que chegou a essa conclusão identificou também as disciplinas mais problemáticas.
Na cabecinha de cada uma das crianças de oito anos, as letras eram confusas. “A maioria não sabia ler, escrever. Muitos nem conheciam o alfabeto”, contou a professora Ariádine Alves.
A Escola Municipal de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, percebeu a dificuldade da turma. Criou as aulas de reforço e o resultado logo apareceu. “Não posso dormir aqui”, leu Ana Julia.
Ana Julia precisava desse empurrãozinho. Ela, que só sabia escrever o nome, agora sonha alto. “Eu quero ser professora, advogada, engenheira e veterinária”, afirmou.
Adicionar legenda
Iniciativas como a dessa escola ajudam o Brasil a melhorar a educação. Mas a caminhada ainda é muito lenta. Só 34% das crianças que terminam o quinto ano do Ensino Fundamental aprendem o português ensinado na sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é Fundamental!

Photobucket

Criação