É sempre um prazer receber a sua visita aqui, onde falo sobre o que faço e do que aprendo sobre Educação, Cidadania, Política da Vida enfim.
Acreditando sempre na Participação das pessoas como forma de melhorar o mundo em que vivemos

Sandra Negrini

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um bom ambiente de trabalho faz a diferença nos resultados da Escola

 CLIMA ORGANIZACIONAL

                                                                                        Colaboração NOVA ESCOLA


Coesão da equipe e comando claro
 são a base de um astral positiva

Um bom ambiente de trabalho
O diretor e o clima organizacional

Algumas atitudes que reforçam a posição de liderança e contribuem para a formação de um clima organizacional positivo ainda não são reconhecidas como tal por boa parte dos diretores. Questionados sobre as características do bom gestor, foi tímido o apoio às frases "incentivar o trabalho em equipe" (apenas 6%), "saber delegar" (4%) e "ter iniciativa para realizar projetos" (3%) - atitudes que ajudam a obter mais comprometimento de professores e funcionários. O fato de 5% concordarem que é preciso "ter organização no trabalho" revela que boa parte dos gestores não tem consciência de que a atenção à rotina escolar é um dos componentes do bom ambiente. A boa notícia é que as reuniões com funcionários são realizadas com certa frequência, assim como a revisão do projeto político pedagógico. 
Fonte FVC/Ibope




Por lei, já existem na organização escolar diversos fóruns que permitem a participação de todos (é o caso da elaboração do projeto político pedagógico, das discussões nos conselhos escolar e de classe e dos HTPCs). O que as pesquisas mostram é que falta usá-los corretamente e garantir, além da presença, o envolvimento da equipe. 


Para isso, a equipe precisa se sentir apta a questionar e propor ideias, atitudes que serão mais frequentes quanto mais o gestor investir na formação permanente de suas equipes. "Isso também fortalece as relações de confiança e permite que o gestor delegue mais", afirma Adriana Cancella Duarte, professora do Departamento Escolar da UFMG. 



Portanto, para promover um bom clima organizacional, é preciso: 
- Organizar reuniões regulares com os envolvidos de cada setor para acompanhar, avaliar conjuntamente e discutir a melhor forma de trabalhar. 
- Criar comissões de cogestão por área para ajudar na tomada de decisões. 
- Planejar a formação permanente dos funcionários para que todos se sintam capacitados a atuar com autonomia. 
- Respeitar as funções de todos, ajustando a rotina de forma a valorizar as ações que promovem a melhoria do aprendizado e excluindo as que não têm relação com os objetivos da escola. 
- Envolver toda a comunidade escolar na discussão do projeto político pedagógico. 
- Monitorar quanto tempo é gasto com cada atividade e tentar se reorganizar, para perder menos tempo com emergências. Reuniões regulares com os funcionários ajudam muito para isso. 
- Montar um conselho gestor com representantes de vários setores para trocar ideias. 
- Delegar o que pode ser delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é Fundamental!

Photobucket

Criação